A profissão Hoteleira: um pouco de história
09/11/2018
30/11/2018
Exibir tudo

Afinal, o que é o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil em 20 de Novembro como objetivo de promover uma reflexão sobre a condição do povo de raça negra e sua importância para a sociedade brasileira.  É o momento de refletir sobre igualdade racial, oportunidades e despertar para ações contra o racismo e a intolerância. Também é o momento de valorizar a arte, a cultura e toda contribuição dos negros para o desenvolvimento do nosso país.
O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual este morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial. No quilombo  tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
Em 2003, no dia 9 de Janeiro, o Dia Nacional da Consciência Negra foi incluído no calendário escolar. Assim, em sala de aula são abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

Em Cambuí, 20 de novembro foi oficializado como feriado a fim de que eventos de conscientização e valorização da cultura negra fossem promovidos.