13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça

Hotel Zé Maria indica
24/08/2018
Outubro Rosa 2018 e a importância da campanha
02/10/2018
Exibir tudo

A cachaça é genuinamente nacional. Sua história remonta ao tempo da escravidão quando os escravos trabalhavam na produção do açúcar da cana. O método já era conhecido e consistia em se moer a cana, ferver o caldo obtido e, em seguida deixá-lo esfriar em fôrmas, obtendo a rapadura, com a qual adoçavam as bebidas.
Ocorre que, por vezes, o caldo desandava e fermentava, dando origem a um produto que se denominava cagaça e era jogado fora, pois não prestava para adoçar. Alguns escravos tomavam esta beberagem e, com isso, trabalhavam mais entusiasmados. Com o tempo esta bebida foi aperfeiçoada, passando a ser filtrada e depois destilada, sendo muito apreciada, principalmente, pelos mineiros que degustam junto a um bom aperitivo caipira.
Base da nossa caipirinha, a Cachaça está consagrada como brasileiríssima, é apreciada em diversos cantos do mundo e representa nossa cultura assim como a feijoada e o futebol.
Em Cambuí, para os amantes da cachaça, o Hotel Zé Maria indica o Alambique do Capela https://www.facebook.com/capelademinas/  onde é possível encontra um bom exemplar!